INSPIRAÇÕES DO PAMPA

A cidade de Rosário do Sul é o ponto de vista utilizado para vislumbrar as belas paisagens inspiradoras das coleções Fauna e Flora e Primavera no Pampa.
A lida campeira, os cenários naturais e a biodiversidade que compõe o Bioma Pampa serviram como referências para os artesãos representarem, através das técnicas artesanais, as iconografias que constituem a identidade cultural dessa região.
Conheça um pouco das paisagens locais, sinta-se convidado a visitar Rosário do Sul e apreciar a nossa cultura.


João-de-barro


Lida campeira

Caraguatá

Rebanho de ovelhas e ao fundo os cerros 

 
Carqueja e Ninho de Camoatim

Serra-do-caverá

 
Corticeira e Flor de marcela

Ovelhas

Cardeal-vermelho

Canário-amarelo


Noivinha-do-rabo-preto

Alecrim Rosamarinus officinalis: De perfume e sabor inconfundíveis, o Alecrim é utilizado como tempero, aromatizador ou por suas propriedades medicinais. Já o Alecrim-do-campo Vernonia nudiflora, muito comum nos campos sulinos, não oferece estas peculiaridades, mas é muito utilizado como pigmento para tingir tecidos e lãs. Como sachê, o Alecrim empresta seu aroma aos produtos da Coleção Fauna e Flora.
Bem-me-quer Aspilia montevidensis: Utilizada na medicina popular por suas propriedades terapêuticas e como ornamentação em jardins, a Bem-me-quer é muito comum nos campos sulinos e inspirou produtos na coleção Primavera no Pampa.
Bibi Herbetia lahue: Sobre os campos verdes do pampa nasce a Bibi, flor miúda e delicada de cor lilás, que se multiplica facilmente formando um tapete florido em meio à vegetação nativa. Feitas em crochê, as flores de Bibi enfeitam as peças da Coleção Fauna e Flora.
Boleadeira: Ferramenta rudimentar de caça ou arma de guerra utilizada originalmente pelos índios, a boleadeira faz parte da cultura gaúcha. Com suas cordas trançadas e terminadas com esferas de pedra, a boleadeira é hoje utilizada como adereço nas danças regionais e também como acessório e decoração.
Camoatim Polybia scutellaris: O camoatim é um tipo de vespa produtora de mel muito comum nos campos sulinos. Seu ninho, de formato ovalado e textura espinhosa, é construído com madeira por elas mastigada e modelada sobre troncos de árvores. A forma e o relevo deste ninho são inspiração para a criação dos objetos da Coleção Fauna e Flora.
Canário-do-sul Sicalis flaveola pelzelni: O macho desta espécie tem a plumagem amarelo vibrante, enquanto a fêmea é acinzentada.Vivem em diversos países da América do Sul e em várias regiões do país, inclusive nos campos sulinos, onde são vistos em abundância. Preferem campos secos ou de cultura de grãos e se alimentam das sementes que catam no chão. Fazem o ninho em forma de cesta em lugares protegidos como bambus, buracos de telhas ou mesmo aproveitando a casa abandonada do João-de-barro. É frequentemente apreendido como ave de cativeiro segundo o IBAMA.
Caraguatá Eryngium horridum: As bolinhas espinhentas que brotam do alto do caule do Caraguatá estão protegidas por suas folhas rasteiras todas serrilhadas. Esta planta é muito comum nos campos sujos e serve de abrigo para cobras e lagartos. Apesar de seus espinhos, o Caraguatá possui forma e cores muito bonitas e ganham destaque através dos produtos da Coleção Fauna e Flora.
Cardeal-amarelo Gubernatrix cristata: Espécie de ave com plumagem e canto muito belos, especialmente o macho. É visto apenas na fronteira entre o Pampa gaúcho, Uruguai e Argentina e está sob ameaça de extinção. São territorialistas no período de reprodução e protegem seus filhotes de outros pássaros. Prefere campos planos, plantações de grãos e o entorno de córregos, onde procura sementes, insetos e gramas para se alimentar. Está entre as aves do “Plano de ação nacional para a conservação dos passeiformes ameaçados dos campos sulinos e espinilho do ICMBio”.
Cardeal-vermelho Paroaria coronata: Bela espécie de pássaro com topete vermelho e canto sonoro, é muito caçado por criadores de aves. Vistos em quase todo estado gaúcho são territorialistasna época da reprodução. Vivem em bordas de arrozais e em campos de vegetação alta. Alimenta-se de grãos e pequenos insetos.
Carqueja Baccharis trimera: Muito comum nos campos sulinos, a Carqueja é utilizada como chá medicinal e até mesmo como vassoura para limpeza de pátios de chão batido. Na coleção Fauna e Flora é utilizada como forma, aroma ou pigmento das peças artesanais.
Caturrita Myopsita monachusSua plumagem é exuberante e colore os campos sulinos. Constrói ninhos engenhosos, cheios de galhos e unidos aos de suas vizinhas. Vivem em bandos e são comuns em áreas urbanas. O grito estridente que emitem chama a atenção por onde passam. Com a extinção de seus predadores, como o gavião e o desaparecimento das matas onde viviam naturalmente, começaram a procurar alimentos nas lavouras e abrigo nas matas de eucalipto, onde constroem ninhos muito altos, tornando difícil o controle populacional.
Cavalo Crioulo: Trazidos à época do descobrimento do Brasil alguns cavalos viveram livremente por séculos sobre os campos sulinos, resistindo ao clima e a falta de alimento. Estes animais selvagens originaram uma raça crioula, de porte mais baixo, porém robusto e que atualmente são domados e criados nas estâncias do pampa e são referência para a Coleção Fauna e Flora. 
Cidró Aloysia citriodora Palau: De aroma e sabor cítrico o Cidró, Erva-cidreira ou Cidró-pessegueiro é apreciado pelos gaúchos por suas propriedades medicinais e por dar um toque especial no sabor do chimarrão. Seu aroma inspira aconchego aos produtos da Coleção Fauna e Flora. 
Corticeira-do-banhado Erythrina cristagalli: Árvore frondosa, de flores vermelhas e exuberantes, a Corticeira cresce próximo às margens de rios ou em banhados. O formato e tonalidade de suas flores servem de inspiração para várias peças da Coleção Fauna e Flora.
Coxilha: A paisagem do pampa é desenhada por elevações de relevo conhecidas como coxilhas. Normalmente estão cobertas por plantações ou por uma vegetação rasteira nativa que serve de alimento para os rebanhos de gado e ovelha. Estas coxilhas emprestam suas formas aos objetos da coleção Fauna e Flora. 
Ema Rhea americana: A maior ave brasileira se destaca sobre o verde dos campos do sul do país. Abrigado sobre depressões em campo aberto, os ovos da ema são chocados pelo macho. Em bandos, estas aves habitam o pampa gaúcho e são inspiração para os produtos da Coleção Fauna e Flora. 
Espinilho Vachellia caven: Arbusto nativo dos campos sulinos que tem sofrido com o desmatamento causado pela extensão das lavouras e pastagens. Suas flores amarelas e delicadas brotam através de galhos sinuosos, repletos de espinhos do Espinilho.
Hortelã Mentha spicata: Seu aroma e sabor são utilizados em diversos produtos, inclusive por seus efeitos medicinais. Na Coleção Fauna e Flora, a Hortelã empresta suas formas e perfume aos sachês de crochê.
Glandulária Glandulária aristigera: Esta florzinha miúda é nativa dos campos sulinos e floresce na primavera e no verão. Seu néctar doce é alimento para os pássaros e insetos do Bioma Pampa.
Herbetia Herbetia amabilis: Recentemente descoberta por pesquisadores, esta espécie é nativa e exclusiva ao Bioma Pampa, sendo raramente encontrada.Tem potencial ornamental e possui um bulbo comestível.
Jalapa-escarlate Mandevilla coccinea: Pouco presente nos campos do Bioma Pampa, pois está sob ameaça de extinção, a Jalapa-escarlate é uma planta de cor vermelha vibrante e possui propriedades terapêuticas, segundo a medicina popular.
João-de-barro Furnarius rufusPássaro comum em diversas regiões do país, no sul é muito apreciado por seu perfil trabalhador e canto gargalhado. Seu ninho feito de barro, esterco e folhas possui o formato de um forno.Vivem geralmente em casais e cantam em dueto. São muitas as lendas que envolvem esta ave. Uma delas conta que o macho traído aprisiona a fêmea no ninho de barro.
Laranja: Esta fruta encontrou na terra de Rosário do Sul condições favoráveis para se desenvolver e é cultivada o ano todo nesta região. No interior do sachê a casca desidratada preserva o aroma delicioso deste cítrico. 
Lontra  Lontra longicaudis: É nas margens e leitos de rios e lagos que habita a lontra, mamífero de nado rápido e expressão simpática, ameaçada de extinção pela degradação de seu habitat e caça com objetivo de comercialização de sua pele. Importante referência nas águas-doce do pampa, a lontra faz parte da Coleção Fauna e Flora. 
Maçanilha Matricaria recutita: A Maçanilha ou Camomila é muito apreciada pelo seu uso medicinal, pelo aroma, por sua beleza e é comumente encontrada em meio a vegetação nativa do pampa. Suas características inspiram as peças em crochê da Coleção Fauna e Flora.
Marcela Achyrocline satureioides: Erva de flores amarelas e delicadas, a Marcela é muito apreciada pelas suas qualidades medicinais, seja como chá ou aromatizadora. É facilmente encontrada nos campos sulinos, porém, a tradição gaúcha acredita que a planta traz maior eficácia se for colhida na Sexta Feira Santa, antes do amanhecer. Na Coleção Fauna e Flora, a Marcela é utilizada como aroma, pigmentos ou decoração nas peças artesanais.
Noivinha-do-rabo-preto Xolmis dominicanus: Também conhecida como Viuvinha, esta ave encanta pela elegância das plumas negras de suas asas e cauda em contraste com o branco do dorso. Vive solitária em áreas abertas e se alimenta de pequenos insetos. Habita o sul do país, inclusive o Pampa gaúcho e está sob ameaça de extinção.
Ninho caturrita: Pequenos galhos entrelaçados dão forma aos ninhos construídos pelas caturritas, aves de plumagem verde e piado estridente que vivem em bando no alto dos eucaliptos e postes na beira das estradas dos campos sulinos. Esta ave e sua trama artesanal são inspiração para a criação dos acessórios da Coleção Fauna e Flora. 
Ovelha: A ovelha oferece uma das matérias-primas mais importantes para a confecção do vestuário típico do gaúcho, como o palas e mantas, acessórios da lida campeira como o baixeiro ou em peças de decoração como cobertores e tapetes. Como matéria-prima e inspiração, a ovelha está presente na Coleção Fauna e Flora. 
Palma Amarela Opuntia monacantha: Cactos de talos largos e espalmados, com espinhos longos e flores amarelas, a Palma Amarela nasce nos solos secos e pedregosos dos campos sulinos. Esta planta empresta suas formas e cores para os produtos artesanais da Coleção Fauna e Flora.
Pampa: Coxilhas e planícies cobertas de vegetação rasteira que serve de pasto aos rebanhos de gado e ovelha. Fazem parte da paisagem conhecida como pampa, que abrange grande parte do estado do Rio Grande do Sul, estendendo-se aos países vizinhos, Uruguai e Argentina. O Bioma Bampa, com suas cores, formas, aromas, plantas e animais é o tema que inspira a Coleção Fauna e Flora. 
Pega-pega Desmodium spp: Planta comum em campos sujos do Pampa, o Pega-pega possui uma semente aveludada que adere facilmente no pelo dos animais e nas roupas. Seu formato, cores e peculiaridades estão presentes nas peças artesanais da Coleção Fauna e Flora.
Saracura Aramides saracura: No entorno de rios, lagos e banhados, a saracura habita o pampa sulino. Alimenta-se de insetos, grãos e brotos e voa apenas quando ameaçada por outros animais. De grande relevância para o ecossistema da região, a saracura faz parte da Coleção Fauna e Flora.
Pica-pau-do-campo Colaptes campestris: Estes pássaros habitam diversas regiões do país, inclusive o Pampa gaúcho. Fazem seus ninhos em buracos que cavam em barrancos, cupinzeiros ou em troncos ocos. Vivem em casais ou em pequenos grupos e se alimentam de cupins e formigas. Produzem uma secreção, como uma cola, na sua glândula mandibular que faz a sua língua capturar os insetos com maior facilidade.
Pica-flor-de-barbijo Heliomaster furcifer: Também conhecido como Bico-reto-azul, esta espécie de beija-flor possui plumagem exuberante, especialmente à época do acasalamento. Fora do período reprodutivo, o macho perde as penas azuis e rosas do peito, ficando então mais parecido com a fêmea. É uma ave migratória de longas distâncias e pode ser vista em diversas regiões do país, inclusive no Pampa gaúcho. Alimenta-se de néctar de flores, frutos e pequenos insetos.
Sangue-de-boi Pyrocephalus rubinus: O macho desta espécie possui uma plumagem vermelha intensa que contrasta com o dorso escuro. Já a fêmea possui tons de penas marrons. Exibe-se nas cercas e em galhos e prefere ambientes abertos como campos e praias de rios. É uma ave migratória e desloca-se do sul e sudeste para a Amazônia no inverno. Na época do acasalamento o macho canta até mesmo de madrugada e suas penas ficam com cores ainda mais vibrantes. Alimenta-se de insetos que capta no ar ou no solo.
Serra do Caverá: Cenário de batalhas como a Revolução Farroupilha, a Serra do Caverá, região da fronteira oeste do estado do Rio Grande do Sul é composta de cerros que serviram de abrigo aos combatentes e também aos índios Minuanos. Conforme a lenda, o índio Camaco nunca retornou de sua caçada ao Cervo Berá ou Caa-Berá, bicho encantado que dominava os cerros e que o guerreiro pretendia oferecer à sua amada Ponaim. Por sua importância histórica, lendária e natural, a Serra do Caverá inspirou os artesãos e os produtos da Coleção Fauna e Flora.
Talha: Para não perder o gado pelas pastagens, o peão serve-se de um meio rudimentar de contagem que se utiliza de uma corda com várias contas de couro trançado presas a ele. A cada cinquenta cabeças de gado o contador passa uma das contas pela corda e grita ao seu ajudante “uma talha!”.
Tarumã Vitex maegapotâmica: A Tarumã possui propriedades terapêuticas, tem potencial apícola, madeira de boa qualidade e um fruto conhecido como Azeitona-brava, pois pode ser utilizado em conservas, além de servir como alimento para a fauna nativa do Bioma Pampa.
Timbaúva Enterolobium contortisiliquum : Árvore frondosa, com sementes negras e de formato semelhante a uma orelha, a Timbaúva ou Orelha de Macaco surge em meio aos campos sulinos oferecendo uma sombra refrescante e abrigo para os pássaros. Suas formas, cores e sementes estão presentes nas peças artesanais da Coleção Fauna e Flora.
Tuna  Frailea pumilaEchinopsis oxygona: Cactos de espinhos pequenos e flores exuberantes, a Tuna brota nos solos secos e pedregosos do pampa. O Bioma Pampa possui diversas espécies de cactos, popularmente conhecidos na região como Tuna. Na primavera e no verão desabrocham em belas flores lilases, rosas ou amarelas. Estão sob ameaça de extinção.
Tuco-tuco Ctenomys torquatus: O som que este animal faz ao escavar as galerias subterrâneas onde constrói seu ninho inspirou seu nome. O Tuco-tuco vive só e tem sofrido com a substituição de seu habitat por plantações como a soja, arroz ou eucalipto. Importante referência dos campos sulinos, o Tuco-tuco está na Coleção Fauna e Flora.
Veste-amarela Xanthopsar flavus: Ave com plumagem exuberante em amarelo e preto, está sob ameaça de extinção. Constrói seu ninho em meio à vegetação de banhados e junto com outras aves, como a Noivinha-do-rabo-preto e o Chopim-do-brejo, que ajudam na proteção dos filhotes por serem mais agressivas. Está entre as aves do “Plano de ação nacional para a conservação dos passeiformes ameaçados dos campos sulinos e espinilho do ICMBio” e do projeto de conservação do Pampa e sua diversidade da “Alianza del Pastizal”.

Comentários